Como evitar que o gato fuja? 5 dicas para impedir este problema

POR: Tok de Segurança Postado em 09/03/2020

Não sabe como evitar que o gato fuja? Pois bem, esse é um problema enfrentado por muitos donos de felinos. Os gatos são muito curiosos e têm um grande instinto de caça e isso faz com que eles saiam e demorem voltar. 

O maior problema disso tudo são os riscos que eles correm quando estão longe de casa. Além da possibilidade de serem vítimas de atropelamento, também podem ser resgatados por terceiros e não voltarem mais para os seus donos.

Para evitar esses problemas, algumas medidas de segurança precisam ser tomadas. Veja quais são as principais delas neste artigo!

1. Converse com o veterinário para realizar a castração

Gatos também têm desejos sexuais e esse é um dos principais motivos que os incentivam a fugir. Sendo assim, converse com o veterinário para realizar a castração. Essa é a forma mais eficaz que ajuda a inibir esses desejos. É claro que existem outros métodos, como o uso de medicamentos inibidores do cio, mas é válido ressaltar que o uso frequente desses remédios pode ocasionar problemas de saúde no animal. 

2. Ofereça atividades que estimulem seu instinto de caça

Como dito, os felinos são caçadores natos, portanto, uma das melhores maneiras para evitar que gato fuja é oferecendo a ele atividades que estimulem esse instinto caçador. Nesse sentido, você pode:

  • espalhar alguns petiscos de ração pela casa para estimular a curiosidade do animal;
  • oferecer a eles brinquedos como arranhadores e bolinhas para se distraírem.

3. Distraia o gato para longe da porta

Outra maneira de evitar que o gato fuja é distraindo-o para longe da porta sempre que você precisar sair de casa. É possível oferecer petiscos para que ele se envolva com a comida ou, então, bolinhas que têm ração dentro ― esse brinquedo conta com um furo no meio que permite que o gato se distraia por longos períodos brincando e comendo a ração ao mesmo tempo.

Outra dica é deixar a TV ligada em canais que exploram bastante a natureza ― os gatos adoram assistir isso.

4. Passeie com o seu gato

Quando o gato fica por muito tempo dentro de casa, ele tende a ficar estressado. Para evitar esse problema, procure passear com ele pelo menos uma vez por dia. Programe-se para fazer isso em um horário que não atrapalhará a sua rotina, como após o expediente. Dessa forma, é possível manter o gato mais calmo e livre de perigos.

5. Invista em uma rede de proteção

As redes de proteção são consideradas indispensáveis para evitar que o gato fuja e, claro, para manter a segurança dele também. Para isso, é importante que você conte com redes de qualidade, as quais devem ser produzidas com fios torcidos de polietileno com nó para proporcionar uma maior resistência. Além disso, fique atento ao tamanho da malha, para animais pequenos o ideal é 3×3, mas se ele for grande, é possível optar pela malha 5×5.

Saber como evitar que o gato fuja é essencial para garantir a segurança do seu animal de estimação. Com essas dicas simples e eficazes, você poderá ficar mais tranquilo, tanto nos momentos que estiver em casa quanto nos momentos que precisar sair.

Ainda está em dúvida sobre o tamanho ideal da malha da rede de proteção? Falamos mais sobre o assunto neste artigo. Boa leitura!