gato em apartamento

Como criar gato em apartamento? Confira 4 dicas e boas práticas!

POR: Tok de Segurança Postado em 14/10/2019

Os animais de estimação são companheiros para todas as horas. Os gatinhos, por exemplo, são muito carinhosos e proporcionam alegria para o ambiente. Como eles nos oferecem tanto amor, nada mais justo que retribui-los com muito cuidado e afeto, certo? Pois bem, mas você sabe como criar gato em apartamento?

Esses animais são muito espertos e rápidos. Quando você menos percebe, eles já estão em outro cômodo ou até em lugares mais perigosos, como janelas e sacadas. Outro ponto de atenção está relacionado à higiene do animal para evitar o mau cheiro dentro do apartamento.

Pensando nisso, separamos 4 dicas e boas práticas para que você possa criar gato em apartamento sem contratempos. Acompanhe!

1. Faça passeios frequentes com o gato

Os gatos apresentam algumas características diferentes de outros animais. Sendo assim, ao realizar passeios com ele, observe se pet está confortável com a saída. Do contrário, não force algo que ele não queira fazer e evite deixá-lo estressado.

Caso ele queira sair, antes de qualquer coisa é preciso apresentar a ele o peitoral que será usado. Deixe-o cheirar e brincar com o objeto para que ele se acostume com o acessório. 

Lembre-se de que o passeio deve ser feito em um ambiente tranquilo e com pouco movimento, evitando ao máximo o contato com cães e outros animais que representam perigo à segurança do gato.

2. Isole os itens tóxicos para gatos

Realmente é muito difícil delimitar o espaço de um gato. Afinal, ele tem facilidade para escalar, pular etc. Nesse sentido, você precisa tomar o cuidado de manter longe do alcance dele itens que são considerados tóxicos para a sua saúde, e isso inclui até plantas, como lírios, tulipas, azaleas, mamona, entre outras.

Outros produtos tóxicos que também precisam ser mantidos em lugar seguro são:

  • produtos de limpeza;
  • pesticidas e inseticidas;
  • medicamentos;
  • solventes e detergentes, entre outros.

3. Crie o hábito de limpeza diária

Criar uma rotina de limpeza é fundamental para não acumular sujeira e diminuir o espaço de uso no apartamento. Por essa razão, é importante que você varra o chão todos os dias e use o aspirador para remover os pelos dos tapetes e sofás. Fazer uso do álcool líquido ou em gel é indispensável para higienizar os lugares que o gato costuma escalar, como prateleiras, mesas, estantes etc. 

4. Coloque rede de proteção adequada em todos os locais abertos

As redes de proteção são indispensáveis para manter os gatos em segurança. Isso porque esses animais são caçadores natos, sendo assim, qualquer pássaro que pouse em sua janela ou sacada pode representar grande perigo, pois o instinto do gato será de pular para alcançá-lo. 

Assim, as redes de proteção ajudam a evitar quedas e acidentes que colocam em risco o bem-estar do seu animal de estimação. Portanto, se o gato ainda for filhote, opte pelo tamanho 3×3. Agora, se ele já estiver em idade adulta, o ideal é usar a malha 5×5.

Ao chegar até aqui, ficou claro que não existem segredos para criar gato em apartamento. Seguindo essas práticas, você consegue oferecer ao seu animal de estimação um lugar seguro para morar e, ao mesmo tempo, todo conforto que seu amigo merece.

Se ainda está com dúvidas sobre os cuidados necessários para ter animais de estimação em seu apartamento, confira nosso artigo no qual explicamos quais são as melhores práticas de convivência para ter animais em condomínio. Boa leitura e até a próxima!

    Cadastre-se para receber novidades


    powered by Tok de Segurança 2018
    Clikss Brasil