Comprar ou alugar um imóvel? Entenda como fazer a melhor escolha

POR: Tok de Segurança Postado em 10/02/2020

Quando o assunto é comprar ou alugar um imóvel, muitas pessoas acreditam que comprar é a melhor opção, mas é importante destacar que isso não pode ser ditado como uma verdade, pois existem muitas situações que a aquisição do imóvel não é a melhor alternativa para a família.

Dessa forma, conhecer as vantagens de desvantagens de cada opção é fundamental para tomar a decisão mais adequada e que esteja alinhada à sua realidade financeira.

Neste artigo mostramos os prós e contras de cada opção para auxiliar na sua escolha. Acompanhe!

Vantagens e desvantagens de alugar um imóvel

Muitas pessoas pensam que não há vantagens em alugar um imóvel, mas elas estão enganadas. Um dos maiores benefícios de quem opta pelo aluguel é a liberdade de morar onde quiser. Se o seu emprego exige que você mude-se com frequência, por exemplo, alugar uma casa ou apartamento é a melhor saída para escolher a moradia que mais se encaixa às suas necessidades.

Se o imóvel precisa passar por grandes reformas, essa questão é de responsabilidade do proprietário. Pode acontecer de ter que dividir os custos, tudo depende do que foi estipulado em contrato, mas em ambos os casos, é possível economizar seu dinheiro e até pode conseguir bons descontos no aluguel.

A desvantagem do aluguel é que você fica sujeito a alguns contratempos, como a necessidade de mudança em virtude da venda do imóvel, proibição da presença de animais de estimação, aumento no valor do aluguel etc.

Vantagens e desvantagens de comprar um imóvel

Ter o seu imóvel próprio é sonho de muitas pessoas, e não é para menos, pois essa conquista é resultado de longos anos de economia, certo? O lado bom de comprar um imóvel refere-se à liberdade que você terá de trocar a decoração sempre que quiser, realizar reformas, entre outras melhorias que contribuem para a valorização do imóvel.

Além disso, você também pode mobiliá-lo com móveis planejados sem medo de ter prejuízos futuros com uma possível mudança de lar.

Os apaixonados pelos animais também têm a vantagem de ter seu bichinho de estimação. No entanto, vale ressaltar que se a decisão for de morar em um condomínio, é preciso estar atento às regras estabelecidas para não gerar transtornos aos seus vizinhos.

A compra de um imóvel será desvantagem se você não se preparar financeiramente para essa aquisição. Isso porque existem muitos custos que incluem não só o financiamento, mas também a entrada para a compra, taxas em cartórios, impostos etc.

Além disso, você também pode sofrer com as flutuações do mercado, pois o imóvel pode desvalorizar ao longo do tempo ― embora isso seja difícil de acontecer, é sempre importante investir em pequenas reformas, como a pintura da propriedade, troca de telhas, entre outros detalhes para evitar que isso aconteça.

Comprar ou alugar imóvel tem suas vantagens e desvantagens, basta você analisar a sua situação financeira e suas necessidades para fazer a escolha que mais beneficiará a sua rotina e orçamento.

Se você se interessou pela aquisição de imóvel, temos outro artigo que explica como o financiamento funciona. Confira!