4 dicas para economizar e reduzir despesas da casa em 2020

POR: Tok de Segurança Postado em 27/01/2020

Conquistar nossos sonhos nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, precisamos fazer algumas renúncias para alcançar nossos objetivos e sucesso. Além disso, a parte financeira também exige muita dedicação, do contrário, é praticamente inviável conquistar aquilo que tanto desejamos. Por isso, estar atento às dicas para economizar é fundamental para tirar os planos do papel. 

Mas é aí que mora o problema, não é mesmo? Nem sempre estamos dispostos a abrir mão de algo de que gostamos. No entanto, é importante se conscientizar da importância dessa ação para que esses sonhos não sejam mais adiados por conta da falta de dinheiro.

Para ajudar você a reduzir seus gastos, listamos 4 dicas para economizar consideradas indispensáveis para você ter sucesso nos seus planos. Venha conferir quais são elas!

1. Liste e identifique todas as despesas

O primeiro passo é listar e identificar as despesas para saber exatamente para onde o seu dinheiro está sendo direcionado. Comece pelas despesas fixas, ou seja, aquelas que você precisa pagar todos os meses enquanto utiliza de determinado serviço. Alguns exemplos são:

  • água;
  • luz;
  • internet;
  • telefone;
  • TV à cabo;
  • aluguel;
  • serviços de streaming etc.

Já as despesas variáveis referem-se àquelas que oscilam de acordo com a frequência e intensidade do consumo. Entre as principais podemos citar:

  • alimentação;
  • lazer;
  • fatura do cartão de crédito etc.

2. Encontre despesas que podem ser cortadas

Listadas e identificadas as despesas, é hora de analisar quais delas podem ser eliminadas. A conta do supermercado está muito alta? Isso é sinal de que é preciso fazer uma lista antes das comprar e colocar no carrinho somente o que é necessário.

Despesas com restaurantes e baladas também podem ser eliminadas do seu orçamento. Antes de efetuar suas compras, verifique se determinado produto é realmente essencial para o seu dia a dia, caso negativo, opte por não gastar e economizar esse dinheiro.

3. Identifique despesas recorrentes que possam ser reduzidas

Em último caso, dependendo da sua real situação financeira, tente trocar os serviços mais caros pelos mais baratos.

Por exemplo, hoje, existem outras opções de serviços streaming mais baratas que a popular Netflix, basta pesquisar e encontrar aquele que mais se encaixa no seu orçamento. Avalie também a possibilidade de substituir a academia por outros tipos de atividades físicas, como correr ou andar de bicicleta.

4. Evite desperdícios

Já comprou algo e não gostou mais do item depois que chegou em casa? Já foi à padaria e comprou algo que parecia ser delicioso e depois o deixou estragar na geladeira? Já saiu com os amigos e gastou mais do que poderia? Como você pode ver, são detalhes que fazem toda a diferença no final do mês.

Comprar somente o necessário não é apenas uma conversa de alguém que não gosta de gastar, mas, sim, de uma pessoa consciente e que sabe o valor do seu dinheiro. Portanto, evite desperdícios. Essa é uma maneira de contribuir para o amadurecimento saudável das suas finanças.

Com essas dicas para economizar, você não vai mais conseguir ficar sem dinheiro! Aplique-as ainda hoje na sua rotina e perceba o quanto os seus hábitos financeiros vão melhorar ao longo do tempo. Você terá mais qualidade de vida e sucesso no alcance dos seus objetivos.

Agora que você já sabe como economizar, é hora de aprender a como mobiliar seu apartamento sem gastar muito!