Afinal, como escolher a melhor escola para os filhos em Curitiba?

POR: Tok de Segurança Postado em 03/02/2020

Escolher escola para filhos em Curitiba não é uma tarefa tão simples. Afinal, são tantas opções que você fica com várias dúvidas na hora de tomar sua decisão, não é mesmo? Além de uma boa educação, é importante também que a escola ofereça atividades que contribuam para o bom desenvolvimento do aluno para que ele aprenda a lidar com diferentes situações ao longo da sua vida.

Neste artigo separamos os principais fatores que devem ser considerados nesse momento. Continue a leitura e confira nossas dicas para ter mais segurança na sua escolha.

Metodologia de ensino

Entender como funciona a metodologia da escola é muito importante para saber se o ensino é compatível com o que você espera. Sendo assim, antes de realizar a matrícula do seu filho, entre em contato com o diretor da instituição de ensino e peça para que ele explique como o projeto pedagógico funciona na prática, qual é a formação dos professores, qual o número de alunos por sala de aula etc.

Todas essas informações ajudarão a entender se a metodologia de ensino é suficiente para oferecer às crianças uma boa educação. 

Reputação e referências da escola

Para saber qual é a reputação e referências da escola que deseja matricular seu filho, você pode usar a internet. Em um primeiro momento, é possível analisar o site do colégio e procurar por depoimentos de pais e alunos.

As redes sociais também são muito importantes e trazem informações muito valiosas a respeito da reputação da escola. Observe os comentários e campo de avaliações para verificar a opinião dos responsáveis e estudantes.

Se não ficar satisfeito, procure os pais dos alunos para saber como foi a experiência deles e, inclusive, se o colégio fornece o suporte necessário para solucionar eventuais problemas.

Adaptação às tendências de ensino

Sabemos que os alunos têm diferentes maneiras de absorver o aprendizado. Levando isso em consideração, muitas tendências de ensino têm surgido para facilitar os estudos e melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes.

Nesse sentido, é importante verificar se a instituição está disposta a inserir essas tendências em sala de aula e, também, se ela investe na capacitação do corpo docente para oferecer o melhor conteúdo para o seu filho.

Localização

Principalmente em cidades grandes, como Curitiba, a distância entre a sua casa e a escola pode interferir no desempenho do aluno, devido ao estresse no trânsito. Além disso, com a correria do dia a dia, um pequeno atraso pode fazer com que o estudante chegue depois de o sinal tocar, dificultando o acompanhamento do conteúdo ministrado em sala de aula.

Atividades extracurriculares

Por fim, temos que dar um destaque às atividades extracurriculares. É muito importante que a escola ofereça projetos diferenciados que vão além da sala de aula. Sendo assim, o incentivo à prática esportiva e à valorização de ambientes culturais faz com que o aluno se sinta mais motivado a melhorar o seu desempenho escolar e, ainda, aprofunda seu conhecimento em outras áreas.

Agora você já sabe como escolher escola para filhos em Curitiba! Ao colocar em prática essas dicas, será possível tomar sua decisão de maneira segura, na certeza de que escolheu a melhor opção para o seu filho.

Agora que você já sabe como escolher a melhor escola para o seu filho, que tal aprender a conciliar família e trabalho? Boa leitura!