Entenda como deve ser feita a instalação da rede de proteção

POR: Tok de Segurança Postado em 04/05/2020

Você sabe que a rede de proteção é importante para a segurança da sua família e, inclusive, sabe que esse é um investimento que precisa ser feito o quanto antes. Mas a grande questão é: como fazer a instalação da rede de proteção

Pois bem, é importante ter em mente que sozinho você não conseguirá instalar a tela, pois, dessa forma, não há garantias de que ela oferecerá a proteção necessária à sua família mesmo que ela seja da mais alta qualidade.

Isso porque a instalação da rede de proteção necessita de profissionais experientes para assegurar que nada fugirá do seu controle. Continue a leitura do artigo para entender como todo o processo funciona.

Como o material da tela de proteção é feito e quais os benefícios que ele proporciona?

Um material de qualidade precisa ser feito de polietileno, a fim de garantir que a rede de proteção não sofrerá danos com os efeitos naturais, como poluição, raios solares, umidade etc.

Além disso, a rede também precisa ser resistente. O ideal é que ela suporte até 500 kg/m². Em relação à sua durabilidade, é importante que ela contenha aditivos antioxidantes que impedem a ação da ferrugem. A rede de proteção que atender a esses requisitos pode ser adquirida com tranquilidade.

Como a instalação deve ser realizada?

Primeiramente, é necessário entender a estrutura da parede, pois dependendo do material são utilizadas diferentes técnicas para auxiliar na fixação. A distância máxima entre os ganchos deve ser de 35 cm (conforme as normas da ABNT), por isso, é tão importante a avaliação de um profissional experiente na área. 

Após fazer a instalação dos ganchos, a rede é colocada. O técnico precisará ajustar a rede conforme o tamanho da janela e fechar com o nó da corda. Feito isso, ele fechará os ganchos expostos.

Por que a instalação precisa ser feita por um profissional de confiança?

Um profissional tem a experiência necessária para saber quais ganchos utilizar, a quantidade de cada um deles e como eles devem ser fixados na parede. Além disso, existem normas de segurança que precisam ser seguidas para garantir a qualidade da instalação.

Nesse caso, querer economizar na mão de obra é “dar um tiro no próprio pé”, afinal, se você comprou uma rede de proteção, significa que o bem-estar da sua família é prioridade, certo? Então, por que negligenciar a instalação adequada? É algo que não faz sentido.

A instalação da rede de proteção precisa ser eficaz o suficiente para proporcionar tranquilidade e conforto para quem você ama. Do contrário, ela perde a sua utilidade e o investimento realizado se transformará em um gasto. Além disso, uma tela mal instalada representa sérios riscos para os moradores. 

Além de saber que o auxílio de um profissional é importante no momento da instalação da tela, também é importante estar atento à durabilidade da rede de proteção. Você sabe quando realizar a troca?