Veja 5 dicas para deixar seu apartamento mais seguro para crianças

POR: Tok de Segurança Postado em 03/06/2019

Uma das principais preocupações das pessoas que moram em apartamento é em relação à segurança, tanto para as crianças quanto para os seus animais de estimação. Oferecer um espaço que proporcione conforto e tranquilidade é essencial para diminuir os riscos de acidentes domésticos, os quais costumam ser bem recorrentes no dia a dia. Mas você deve estar se perguntando: como manter o apartamento seguro?

Nesse momento, você precisa estar atento aos perigos que podem ameaçar o bem-estar da sua família. Muitas ações podem influenciar na diminuição dos riscos, desde a escolha dos móveis até pequenas atitudes na sua rotina, por isso, seguir à risca as dicas que daremos aqui é fundamental para evitar situações incômodas.

Neste post vamos listar 5 ações muito importantes que você precisa aplicar para deixar o seu apartamento seguro. Vamos conferir quais são elas?

1. Proteger as tomadas

Crianças são muito criativas e curiosas, e isso você já sabe. O problema é que elas costumam colocar em prática essas características quando não estamos por perto — e é aí que mora o perigo.

Para manter o seu apartamento seguro, você precisa ter um cuidado especial com objetos que são fontes de eletricidade. Nesse caso, proteger as tomadas é essencial para não ocorrer acidentes graves.

Esse procedimento é muito simples, no comércio é possível encontrar facilmente protetores que são encaixados nas tomadas para impedir que a criança coloque o dedo ou outros materiais metálicos no local, os quais podem causar choques ou curto-circuitos.

2. Restringir o acesso à cozinha

Além de ser um ambiente muito prazeroso, no qual a família pode se divertir muito, a cozinha também apresenta alguns perigos. Nesse local existem muitos objetos pontiagudos e que se quebram facilmente. O ideal é limitar o acesso de animais e crianças na cozinha, instalando, se possível, portões removíveis na entrada do ambiente.

Outras ações que precisam ser tomadas é sempre manter esses objetos perigosos em prateleiras e gavetas mais altas e de difícil acesso. Quando o forno a gás estiver ligado, distraia a criança e o pet em outro cômodo da casa para evitar acidentes com queimaduras.

3. Manter os medicamentos fora de alcance

Quem tem criança em casa sabe que eles ficam gripados com muita frequência ou, até mesmo, desenvolvem algumas reações alérgicas. Devido a isso, manter alguns medicamentos em casa — prescritos pelo médico, é claro — sempre é muito importante para cuidar bem da saúde dos pequenos.

No entanto, eles se tornam um grande perigo quando estão em mãos erradas: das crianças. Para evitar contratempos, mantenha os medicamentos fora do alcance delas, de preferência, no armário mais alto da casa.

4. Usar rede de proteção em janelas e sacadas

Usar rede de proteção em janelas e sacadas é algo indispensável para manter o seu apartamento seguro. Nesse momento, é preciso contratar uma empresa de confiança e que realmente trabalhe com materiais de qualidade para fornecer a maior segurança possível à sua família.

De preferência para as redes de polietileno, que são mais resistentes e de melhor qualidade. Além disso, ela tem maior durabilidade ante as ações dos raios ultravioleta e os aditivos antioxidantes presentes em sua composição ajudam a retardar o envelhecimento do material.

Quanto ao peso que essas redes suportam, você pode ficar tranquilo, pois elas aguentam até 500 kg/m².

5. Proteger a quina dos móveis

Quem nunca deu aquela batida na quina de um móvel? Só quem passou por essa situação sabe o tamanho da dor que é sentida naquele momento. No entanto, quando se trata de crianças, o perigo é ainda maior, pois como eles são menores, os riscos de baterem a cabeça nas quinas dos móveis e se machucarem gravemente aumentam.

Sendo assim, o ideal é sempre proteger os cantos desses objetos com protetores de borracha ou silicone e, se possível, dar preferência para comprar móveis com cantos redondos.

Manter o seu apartamento seguro não é uma tarefa difícil. Lembre-se de que cada item adquirido para manter a segurança de sua família não é um gasto, mas, sim, um investimento que vai livrá-lo de muitos contratempos.

O que achou das nossas dicas? Quer ter acesso a mais delas? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas novidades! Estamos no Facebook e Instagram.