Confira 4 cuidados essenciais com idosos em apartamentos

POR: Tok de Segurança Postado em 11/11/2019

Os cuidados com idosos são indispensáveis para oferecer a eles uma boa qualidade de vida. Quando a pessoa atinge terceira idade é muito comum que ela perca a sua mobilidade e força, afinal, ninguém aqui está ficando cada vez mais jovem, concorda? Devido a isso, a atenção precisa ser redobrada para evitar contratempos mais sérios.

Neste artigo vamos apresentar 4 cuidados indispensáveis para manter seu apartamento organizado e, assim, proporcionar ao idoso uma boa locomoção, a fim de que ele possa exercer suas atividades com segurança e conforto. Acompanhe!

1. Tenha uma boa iluminação no imóvel

Os problemas de visão também são muito comuns nessa fase da vida. Por essa razão, é importante que o apartamento seja bem iluminado. O uso de tons claros nas paredes são uma forma de melhorar a luminosidade do ambiente, por isso, eles devem ter prioridade no momento da escolha das cores do apartamento.

Nos locais que apresentam pouca iluminação, como corredores, é importante colocar pontos de iluminação não só no teto, como também no rodapé. A iluminação dos pisos pode ser feita com balizadores de LED para torná-la mais harmônica.

2. Facilite a acessibilidade e a mobilidade do idoso

Conforme mencionamos, a mobilidade do idoso já não é mais a mesma de quando era mais jovem, por isso, é fundamental facilitar a acessibilidade no apartamento. Nesse sentido, é necessário evitar o uso de mesas de centro em salas muito pequenas, por exemplo, para evitar tropeços e outros tipos de acidentes domésticos.

Deixar os móveis na altura do idoso é uma maneira eficiente de facilitar a sua locomoção, assim, eles não terão dificuldades para alcançar um objeto ou produto que desejam fazer uso.

3. Utilize dispositivos de apoio em locais lisos e úmidos

Os dispositivos de apoios em locais úmidos e lisos, como banheiros, são indispensáveis para manter a segurança física do idoso no apartamento. É importante que eles sejam colocados dentro do box, ao lado da pia e do vaso sanitário. Como esse cômodo é muito pequeno, qualquer deslize pode proporcionar consequências sérias para o bem-estar do idoso.

Utilizar tapetes de borracha para serem fixados no chão também é essencial para evitar que o piso fique escorregadio.

4. Utilize redes de proteção em sacadas, janelas e mezaninos

As redes de proteção são essenciais para manter a segurança de todos os moradores de um apartamento, principalmente dos idosos. Uma tela de qualidade suporta até 500 kg/m² e é produzida com fios torcidos de polietileno com nó para proporcionar mais resistência. Portanto, pode ficar tranquilo quanto à eficiência do material. Assim, o idoso pode realizar suas atividades diárias sem correr nenhum risco.

Ao tomar os essenciais cuidados com idosos, você pode ter mais tranquilidade para atender seus compromissos na certeza de que o seu ente querido estará em segurança. Dessa forma, ele também se sentirá mais independente e confiante para fazer as coisas sozinho, sem precisar da ajuda de terceiros.

A rede de proteção traz muitos outros benefícios para você e sua família, os quais vão muito além da segurança. Quer saber quais são eles? Acesse este artigo para conhecê-los!