Como conciliar família e trabalho: confira 4 dicas práticas

POR: Tok de Segurança Postado em 09/12/2019

Conciliar família e trabalho é muito importante para manter a harmonia do lar e até mesmo a sua saúde emocional. Afinal, por mais que muitos falem que os problemas pessoais não podem interferir na rotina profissional, na prática, não é bem isso que acontece. Por essa razão, é fundamental saber conciliar ambas as responsabilidades.

A rotina das pessoas está cada vez mais corrida e frenética e isso interfere diretamente no tempo gasto com a família e em momentos de lazer. Sendo assim, é essencial se organizar e incluir momentos de entretenimento em sua rotina.

Para ajudar você nessa missão, separamos 4 dicas práticas para conciliar família e trabalho. Venha conferir!

1. Estabelecer prioridades

Estabelecer suas prioridades é fundamental para tomar decisões mais inteligentes. Isso é algo que só você precisa definir, portanto, não leve em consideração a opinião de terceiros. Identifique quais são os seus principais objetivos relacionados à sua família, ou seja, quanto tempo precisam passar mais juntos, se desejam fazer uma viagem, entre outros. 

Feito isso, é possível se organizar e definir o que deve ser feito para que possam aproveitar mais os momentos quando estão reunidos.

2. Manter o foco em uma coisa de cada vez

Tentar recuperar o tempo que já se perdeu de uma vez só é algo impossível. Portanto, é necessário que, após definidas as prioridades, você se organize para realizar uma coisa de cada vez. 

Tente chegar mais cedo do trabalho para que todos possam realizar uma atividade física juntos, como caminhadas ou andar de bicicleta, ou para que possam simplesmente fazer alguma atividade em casa mesmo, como colocar em dia as séries preferidas, cozinhar juntos, assistir a um filme etc.

3. Evitar o acúmulo de tarefas

Como você sabe que precisará ter mais tempo para a sua família, no trabalho é hora de deixar a procrastinação de lado e não deixar que as tarefas se acumulem. Para isso, é importante fazer um planejamento da sua rotina e nele inserir todas as suas obrigações do dia. Hoje, existem vários aplicativos que ajudam os profissionais a se organizarem nesse sentido e a otimizarem a sua rotina, como é o caso do Trello, Google Keep, Evernote, entre outros. 

4. Valorizar os momentos em família

Nos momentos que você estiver com a sua família, deixe o seu trabalho de lado. Embora existam problemas profissionais que precisam ser resolvidos, lembre-se de eles devem ser solucionados no horário de expediente. Se achar necessário, desligue o celular ou desative as notificações de e-mail, por exemplo. 

Tire um tempo apenas para brincar e se divertir com os seus filhos ou para passear com o seu companheiro. Esses detalhes ajudam a fortalecer a união de vocês e a criar uma relação de confiança.

Percebeu como é possível conciliar família e trabalho? Manter seus horários organizados e evitar ao máximo levar trabalho para casa são essenciais para ter mais tempo com quem você ama. A sua família é o seu bem mais precioso, por isso, é preciso cuidar muito bem dela e dar a atenção que todos merecem.

Este artigo foi útil para você? Então confira nosso post que apresenta 5 opções incríveis para se divertir com a família. Venha conferir!